Senador Canedo não adere a lockdown, mas mantém decreto de situação crítica

Com município em ‘estado de alerta’, Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decide manter atividades comerciais, mas intensifica fiscalização para garantir o cumprimento das regras

Senador Canedo não vai aderir à estratégia de lockdown. A decisão foi tomada na manhã deste sábado (27.02) em reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e levou em conta a situação de momento do município, considerada ‘de alerta’ na nova classificação divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde. O resultado das testagens em massa, realizadas nos últimos dias 19 e 26, nas regiões do Jardim das Oliveiras e Central, respectivamente, também serviu de parâmetro na avaliação.


Na reunião, o prefeito Fernando Pellozo ressaltou que mesmo com indicativos melhores, a população não deve relaxar em relação aos protocolos sanitários. Ele lembrou que as normas do decreto 1.561, de 18 de fevereiro de 2021, de quando o mapa de calor colocava Senador Canedo na zona crítica, permanecem em vigor. “Tomamos essa decisão de forma coletiva. Nesse primeiro momento, continuamos com o decreto, de acordo com as regras da situação crítica, com o comércio aberto, mas tomando todos os cuidados e com fiscalização intensa”, disse o chefe do Executivo.


O prefeito ainda afirmou que as determinações de hoje podem ser revistas a qualquer momento e deixou encaminhada nova reunião para a próxima terça-feira (02/03), às 16 horas, para avaliar, em conjunto, as condições de saúde do município. Fernando Pellozo disse ainda que deve discutir com a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), soluções para a lotação nos ônibus e no terminal de passageiros, para diminuir os riscos de contaminação dentro do sistema.


Representando a Câmara Municipal, estiveram presentes os vereadores Robson Henrique (PROS) e Daniel Beni (PSC). “Acho muito importante a abertura de uma reunião como essa, que possibilita uma decisão em conjunto. Sempre ouço pedidos e também represento setores comerciais como as academias. Por isso solicitei que fosse intensificada a fiscalização, para que o comércio possa funcionar, mesmo com número de pessoas e horário reduzido”, disse Daniel.


A reunião, que decidiu pela não adesão ao lockdown em Senador Canedo, aconteceu no 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros e contou com a presença de representantes da Prefeitura, Câmara, sociedade civil organizada, forças de segurança e de fiscalização, todos integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.


O decreto

O Decreto Decreto n° 1.561, de 18 fevereiro de 2021, que estabeleceu regras para o funcionamento das atividades em Senador Canedo foi assinado após nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, apresentada aos prefeitos por videoconferência no dia 18/02. Na nota 107 munícipios, incluindo Senador Canedo, apareciam na “categoria crítica”.


As atividades consideradas de alto risco, como bares, restaurantes, instituições religiosas, devem ter lotação de até 30% da capacidade máxima, com horário de funcionamento entre 6h e 22h. Fica vedada a venda de bebidas alcoólicas em locais de uso público ou coletivo das 22h às 6h. segundo o decreto, bares, restaurantes, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas também não podem colocar mesas e cadeiras na área externa.


As atividades de médio risco como quadras esportivas, academias, salões de beleza e barbearias, poderão funcionar com a lotação máxima de 50%. Salões de beleza e barbearias, devem atender com horário marcado. Empresas e escritórios, devem adotar para trabalhos administrativos, trabalho remoto ou 50% da capacidade em trabalho presencial, no regime de escala.


Testagens

Na última testagem realizada no dia 26/02, na Praça Criativa Central, 816 motoristas e pedestres foram submetidos ao exame do tipo Swab de Antígeno. Deste total, 83 testaram positivo, cerca de 10.15% dos testes. Essa porcentagem está muito próxima daquela observada na ação da semana anterior, no Jardim das Oliveiras, e bem menor em relação a Goiânia, que em testagem realizada no dia 18/02 registrou 17.1% de contaminados em um total de 2145 exames.

Tiranossaurus Rex

BLOG DE ATUALIDADES

Social media influencer

  • AppIcons-01
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter ícone social
  • Google+ ícone social

© 2018 | todos os direitos reservados