Por qual motivo os judeus guardam o Sábado?


Shabat (do hebraico שבת, shabāt, "descanso/inatividade"), é o nome dado ao dia de descanso semanal no judaísmo, simbolizando o sétimo dia em Gênesis, após os seis dias de Criação.


É observado a partir do pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado. O exato momento de início e final do Shabat varia de semana para semana e de lugar para lugar, de acordo com o horário do pôr-do-sol.


Observância do Shabat na civilização judaica implica abster-se de atividades de trabalho e se engajar em atividades repousantes para honrar o dia sagrado e seu Criador, Yahwah. 


O shabat atualmente é observado tanto por mandamentos positivos, como as três refeições festivas (jantar de sexta-feira, almoço de sábado e refeição de final de tarde no sábado), e restrições. As atividades proibidas no Shabbat derivam de trinta e nove ações básicas (melachot, livremente traduzido como "trabalhos") que são descritas pelo Talmud a partir de fontes das escrituras sagradas hebraicas.


Este mandamento se baseia na versão hebraica original do livro que é traduzido para outros idiomas e chamado pelos ocidentais como "Bíblia".


Este mandamento ensina a guardar o sábado e é um reconhecimento como sinal distintivo de lealdade a Yahwah, o Deus dos judeus (Êxodo 20:8-11; 31:13-17; Ezequiel 20:12, 20), cuja observância é pertinente a todos os seres humanos em todas as épocas e lugares (Isaías 56:1-7; Miquéias 2:27).


Quando Deus “descansou” no sétimo dia da semana da criação, Ele também “abençoou” esse dia, "tornando-o sagrado" (Gênesis 2:2, 3), separando-o para o uso sagrado e transformando-o em um canal de bênçãos para a humanidade."


O termo Shabbat Shalom (שבת שׁלום) significa: "plenitude sabática", desejando que o seu sábado seja perfeito em bênçãos espirituais do Eterno sobre você e os seus.

Tiranossaurus Rex

BLOG DE ATUALIDADES

Social media influencer

  • AppIcons-01
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter ícone social
  • Google+ ícone social

© 2018 | todos os direitos reservados