Festival de Cinema "Curta Canedo 2018" acontece de 20 a 22 de Setembro próximo.


O 3º Festival CURTA CANEDO é um festival de cinema nacional, realizado anualmente no município de Senador Canedo, no estado de Goiás. Desde a sua 1ª edição em 2016 inclui produções brasileiras, e também filmes latinos convidados para mostra paralela.


O Festival de Curtas-metragens CURTA CANEDO, está em sua 3ª Edição, e tem como proposta ser um espaço para mostra e premiação de produções nacionais de até 20 minutos, tendo ainda uma modalidade especial para produção audiovisual goiana. Além de ser um importante instrumento de formação de publico, despertar e incentivar novos talentos para o audiovisual.


Reunindo um grande número de filmes, realizadores e entusiastas da sétima arte, tendo um espaço aberto para discussão e debates, um dos principais objetivos do festival. O Curta Canedo se molda em vários outros festivais de sucesso, e busca valorizar os realizadores e o produto cinematográfico brasileiro e latino.


O CURTA CANEDO é uma vertente de estímulo a novas idéias, olhares e ações em favor do multiculturalismo, do desenvolvimento sociocultural e da diversidade.


Objetivo Geral

Apresentar ao público filmes de curta-metragem produzidos a partir de 2016, objetivando:

  • A divulgação e a circulação da produção goiana, brasileira e latina do audiovisual.

  • O acesso ao filme de curta-metragem à população do interior do Estado de Goiás, em especial ao público jovem;

  • O fomento à atividade cinematográfica enquanto modalidade artística, formando novas plateias e produtores;

  • O debate sobre cinema com a participação de cineastas;

  • O incentivo à participação de obras audiovisuais relacionadas ao tema Promoção da Igualdade

  • A premiação das melhores produções no formato curta-metragem, avaliadas pelos júris técnico e popular, dentre as selecionadas para a mostra competitiva.

  • Específicos

  • Acesso gratuito a todas as programações e atividades paralelas do Festival;

  • Patrocínios e apoios para operacionalização do Projeto do Festival;

  • Parceria com a Prefeitura Municipais e Escolas Públicas e Privadas da região visando à participação de estudantes de Ensino Médio e Fundamental nas atividades do Festival;

  • Capacitar e incentivar a produção audiovisual e estimular o gosto pelo cinema por meio do Projeto #cidadecriativa.

  • Reconhecimento do Festival como atração turística e cultural do Estado de Goiás e Brasil.

O Festival Curta Canedo é organizado pela produtora Cultural Carmelita Gomes, organizadora e idealizadora do Curta Canedo. Co produzido pelo cineasta Cleiner Micceno.

Com parceiros importantes como:


Rosa Berardo – Doutora e pós-doutora em cinema, fotógrafa, jornalista e professora. Sua trajetória no campo do audiovisual é riquíssima, com premiações em diversos festivais nacionais e internacionais. Na fotografia, já realizou uma série de exposições, no Brasil e no exterior.


Cleiner Micceno – Diretor, produtor, fotógrafo, roteirista, diretor de fotografia e está à frente da Mambo Produções. Presidente da Academia Sorocabana de Fotografia Cinema e Vídeo. Oficineiro com 15 anos de experiência, atuando pelas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, e pelo MIS – Museu de Imagem e do Som de São Paulo. Avaliador de projetos do ProAc - SP edital de Fomento ao Audiovisual no Estado de São Paulo.


Itamar Borges – Produtor cultural, membro da ABD-GO (Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas Metragistas – Sessão de Goiás). Trabalha com festivais de cinema em Goiânia desde o ano de 2002, tendo atuado no Goiânia Mostra Curtas, festival nacional de curtas-metragens, sendo responsável pela captação de filmes. Em 2005, junto à Secretaria Municipal de Cultura, iniciou o Festcine Goiânia – festival de cinema brasileiro em longa-metragem, respondendo por sua programação (de 2005 a 2010) e pela captação dos filmes.

Produtor responsável pela ABD Cine Goiás, mostra competitiva de filmes da ABD-GO no FICA, Festival Internacional de Cinema Ambiental em 2007, 2008, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014. 2015 e 2016.

Membro da Academia Historias Curtas da RBStv (RS). Membro da Academia Brasileira de Cinema. Coordenador de produção da Mostra de Arte Urbana no Brasil Central, em 2014 e 2016. Curador e também juri de premiação de vários festivais de cinema pelo Brasil inteiro.


ALINE WILLIK PIRES PIMENTEL – Formada em Comunicação. Produtora do Espetáculo Teatral Espécie, Diretora e Roteirista de Cinema.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Locução, Produção e Reportagem – RÁDIO INTERATIVA (1999 A 2001); Coordenadora de Coordenação de Sócia do Estúdio Fotográfico CASULO – (2001-2003); Produtora de Peças Publicitárias –Free Lancer (2001-2005); Maquiador Profissional Autônoma (TV, CINEMA, FX E PUBLICIDADE) (2001-ATÉ DIAS ATUAIS); Fotógrafa (2001-ATÉ DIAS ATUAIS); Coordenador de Laboratório de Radio – FACULDADE FASAM (2004); Professora e Coordenadora nos Cursos de RADIO, TV E MULTIMIDIA E PUBLICIDADE E PROPAGANDA – IPEP-SP(2005-2007); REPORTER /APRESENTADORA/ PRODUTORA - TBC CULTURA – 2010 ATE 2016; Gerenciamento de Comunicação (MARKETING, MEDIA TRAINING, ASSESSORIA DE IMPRENSA, CONTEÚDO ONLINE, DIAGRAMAÇÃO DE JORNAL E REVISTA) – COMUNIDADE EDUCACIONAL O PEQUENO PRÍNCIPE – 2014; Produtora Executiva do Espetáculo Teatral ESPÉCIE (2015); Residência em Cinema na Europa desde Agosto de 2016.

OFICINAS QUE MINISTROU/ORGANIZOU: Maquiagem FX para Cinema - IPEP(2005/2006/2007); Dublagem para Cinema (2005/2006/2007); Animação STOP MOTION CLAY (2006/2007).


PIPOCA COM PEQUI é um blog goiano voltado para a produção de contéudo dedicado à crítica e a divulgação das produções da cena cinematográfica goiana, brasileira e internacional, além da cobertura de festivais, mostras e cineclubes em todo o estado, tentando constituir um espaço no qual se possa pensar e reverberar o Cinema. Como meios de divulgação e interação com seu público, o Pipoca com Pequi conta ainda com seus canais de comunicação, blog e redes sociais na internet:


Comunicação:

Site: Goianidades – Deryk Santana

Jornal Diário Central – Thiago Moura

www.criativa.net – Talita Atahalpa

Criativa Comunicação e Marketing Ltda

Jornal Imprensa Criativa – Carmelita Gomes

Blog: pipocacompequi.tumblr.com

PUC TV – Programa Canedo Urgente, Canal 24.1 – Miltter Mayer Macedo.

ACI – Associação Canedense de Imprensa - Gazeta do entorno - Nossa Voz OPequi - Jornal Expresso - Jornal O ESTADO - Primeira Edição.

Informações: Carmelita Gomes 62 99206 7255.


OFICINAS OFERECIDAS GRATUITAMENTE NO CURTA CANEDO 2018

DE 20 e 21 de Setembro DE 2018 na Praça Criativa do Jardim das Oliveiras.

Para qualquer pessoa interessada de 15 anos acima.


FOTOGRAFIA

O principal objetivo do workshop é democratizar informações e viabilizar a experiência fotográfica com baixo custo e acessíveis a qualquer pessoa sem equipamentos profissionais, atendendo à demanda cultural da sociedade. O Curso visa transmitir aos interessados noções de teoria e prática da fotografia, através de plataformas de fácil acesso.

Serão abordados temas como: história da fotografia, iluminação, regra dos terços, proporção e profundidade de campo, função da cor, a fotografia PB, contraste e brilho, fotos arquitetônicas, retratos, simetria e outros temas diversificados, com dicas e truques simples e de baixo custo.

Isso servirá de base para entusiastas da fotografia, que aprenderão como desenvolver trabalhos que envolvam não só criatividade, mas também técnica, sem a necessidade de um equipamento profissional.


DIREÇÃO

Workshop com duração de 4 horas com os seguintes temas: O papel do diretor na construção do filme. Direção de atores. Conhecimentos sobre lentes e efeitos desejáveis na cena. Montagem ideológica e simbólica. Adaptação de roteiro e cinema de guerrilha, e etc.

Com o Diretor Cleiner Micceno que é Presidente da Academia Sorocaba de Fotografia, Cinema e Vídeo, produtor independente de cinema a frente da Mambo Produções, Oficineiro nas Oficinas Culturais do Estado de SP e MIS - Museu de Imagem e do Som de SP com 15 anos de experiência. Premiado em diversos festivais e indicado ao Prêmio SESI-FIESP SP de 2018 com o filme Cartas da Loucura.


NARRATIVAS CINEMATOGRAFICAS

As narrativas cinematográficas são um processo de criação que obedecem a determinadas opções. As narrativas são de uma forma simples, o modo como a história é contada.

Oficina com 4 horas de duração - 25 vagas

Com Antonio Balbino: Realizador premiado, atuante nas áreas de roteiro, montagem, produção e realizações de projetos de audiovisual. Curtametragista e cineclubista. Palestrante e Oficineiro de audiovisual. Realiza trabalhos com alunos e professores no campo do cinemaeducação.

Filmografia: Âmago (2008), Nefelibata(2010), Escolhas (2010), Pique-salva (2011), Direção cega (2012), Fragmentos (2013), Eu sinto muito (2018, em produção).


PROGRAMAÇÃO DO CURTA CANEDO 2018

DIA 20 DE SETEMBRO
  • Das 9 as 12:30 oficina de fotografia

  • Das 9 as 12:00 0ficina de Narrativas Cinematográficas

  • Das 14:00 as 18 _ Oficina de Direção

  • Das 20:00 as 22:00 _ Abertura da Mostra com filmes convidados.


DIA 21 SETEMBRO
  • DAS 9:00 AS 12:00h _ Términos das oficinas.

  • Das 9:00 as 11:00 – CURTA CANEDINHO _ Mostra Infantil

  • Das 14:00 as 17:00h - Mostra goiana, e Documentários - Mostra Competitiva

  • Das 19:00 as 21:30 - Mostra Competitiva.


DIA 22 DE SETEMBRO
  • DAS 9:00 AS 10:30 _ ENCONTRO DA UNIÃO DOS CINECLUBES DE GOIÁS

  • Das 10:45 as 12:30 _ MESA DE DEBATES "O Cinema na Luta pelo Fim da Violência a Mulher". Com a atriz Cris Lopes

  • Das 14:00 as 15:00 _ MESA DE DEBATES Com os Cineastas Homenageados: "Desafios do audiovisual no Brasil". Com Cleiner Micceno, Alyne Fratari, e Eudaldo Guimarães

  • Das 15:00 as 17:00 _ Mostra Competitiva

  • Das 19:00 as 21:00 - Cerimônia de Premiação.

ATENÇÃO: Nos dia 21 e 22 teremos simultaneamente ao Festival Curta Canedo a FEIRA NORDESTINA com a participação de 120 artesãs e artesãos da Associação Goiana dos artesãos.


PRODUÇÃO CULTURAL: Carmelita Gomes – Jornal Imprensa Criativa e Cleiner Micceno – Mambo Produções.

Informações: 62 99206 5255


Tiranossaurus Rex

BLOG DE ATUALIDADES

Social media influencer

  • AppIcons-01
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter ícone social
  • Google+ ícone social

© 2018 | todos os direitos reservados