Câmara de Vereadores declara guerra contra o prefeito Fernando Pellozo

Câmara rejeita projetos da Prefeitura de Senador Canedo


Vereadores de Senador Canedo rejeitaram durante a sexta sessão ordinária desta quarta-feira, 24 de fevereiro, dois projetos enviados pelo Executivo Municipal.

O Primeiro, de Nº 001, revogando o artigo 41, da Lei Municipal nº 1.844, de 24 de dezembro, relacionada ao plano de cobertura do Instituto de Assistência Médica dos Servidores de Senador Canedo (Iamesc), o que implicaria na retirada de direitos de uma servidora de carreira realizar uma cirurgia de alta complexidade, avaliada em R$ 140 mil e que é segurada.


Manifestaram-se contra a proposta os vereadores Anderson Gaúcho, Daniel Cardoso, Celismar Lima, dr. Leonardo Assunção, Elismar Mendes (D´mel), Professor Robson Henrique, Rosalvo de Souza, dr. Reinaldo Alves, Sérgio Bravo Júnior, Vilmar Lima e Welma Lira.

Manifestou-se favorável ao projeto vereador Ediney Domingues; os parlamentares Eliel José e Wesley de Souza estavam ausentes da sessão por motivo de força maior, enquanto o presidente não vota.

O segundo projeto, de Nº 003, revogando a Lei Municipal Nº 1.109, retornando o nome das unidades de atendimento Ligeirinho para Ganha Tempo – Sistema de Serviços Municipais. Justificando irrelevância do projeto diante de outras demandas pontuais e mais urgentes, os parlamentares Anderson Gaúcho, Celismar Lima, dr. Leonardo Assunção, Elismar Mendes, Rosalvo de Souza, dr. Reinaldo Alves, Sérgio Bravo Júnior, Vilmar Lima e Welma Lira vetaram o projeto. Vereadores Daniel Cardoso, Edney Domingues e professor Robson Henrique foram favoráveis.

Ainda no decorrer da sessão os parlamentares justificaram a votação. Celismar Lima (PROS) ressaltou que projeto que for para prejudicar o servidor público não terá seu apoio em nenhuma hipótese. “Acho que estas situações precisam ser discutidas e pontuadas, resguardando sim o instituto e o servidor de carreira e todo seu tempo de contribuição. E esta servidora tem no seu plano a perspectiva de um tratamento digno. Quanto à troca do nome do Ligeirinho penso que há coisas mais interessantes para esta Casa avaliar”.


Daniel Cardoso (PSC) justificou voto contra o projeto por entender que a servidora está confiando no tratamento. “É uma servidora do nosso município, por isso fui contra e estou aqui deixando a vocês que esta pessoa deve ter um atendimento digno, que seja respeitado o que foi aprovado pelos vereadores nesta Casa. Agora, quanto à troca de nomes acho que Ganha Tempo é um nome mais bonito e profissional do que Ligerinho”.

O presidente da Câmara, Carpegiane Silvestre (DEM), também deu o parecer dele. “Um dos projetos é para evitar o tratamento de uma servidora de carreira, e o outro para mudar o nome do Ligeirinho do Jardim das Oliveiras. Acredito que a ficha do atual prefeito Fernando Pellozo ainda não caiu. Andando nas ruas de Senador Canedo, vejo buracos para todo lado; a saúde não está funcionando. Vamos levar a coisa mais à sério, gente”, frisou.

Professor Robson Henrique (PROS), que é servidor de carreira, disse que decidiu votar contra o projeto, porque há toda uma expectativa de uma servidora e sua família, que é segurada e que ainda não tinha usado o plano de saúde para uma situação tão complexa como esta. “Agora, neste momento tão delicado que estamos vivendo diariamente com a Covid-19, foi criada toda uma expectativa a uma servidora que contribuiu há tanto tempo. Jamais foi pensado que ela usaria o plano de saúde para tal situação: o sonho de uma cirurgia interrompido. Jamais votaremos contra os direitos dos servidores públicos. Se o instituto quebrar ou se endividar, se for para estar salvando vidas o objetivo nosso foi conquistado. Dona Eliete, faça o que a senhora está fazendo. Se amanhã ou depois esse plano for inviabilizado para salvar vidas a senhora continuará tendo o respeito dos moradores do município. Com relação ao nome do Ligeirinho também votei com o Daniel, pois acredito que precisa ser uma coisa mais formal e não vejo tanto problema quanto a isso”.


A vereadora Welma Lira (Patriota) também se posicionou. “É uma vergonha esta Casa de Leis parar para aprovar estes dois projetos e isso hoje foi um tapa na cara da sociedade; a saúde de Senador Canedo é notícia o tempo todo então olhe para o povo, prefeito. É minha primeira vez nesta Casa, e queria parabenizar os nobres colegas pela atitude e dizer a comunidade que esta Casa de Leis está representando todos vocês. Prefeito, olhe pelo nosso povo. O povo está esquecido”.

Dr. Reinaldo Alves (DEM), também servidor de carreira, reiterou que nestes dois meses de administração municipal, o prefeito Fenando Pellozo enviou à Câmara apenas estes dois projetos. “Fui pego de surpresa hoje vereador Celismar. Olha o que esse prefeito manda de projeto pra essa casa. Tenho que sorrir de alegria pela inteligência dele e tristeza para o povo. Manda um projeto de lei pra revogar uma lei que beneficia um problema seríssimo em doença degenerativa e esse prefeito manda um projeto de lei pra prejudicar servidor público de carreira. Um cara que diz que é da saúde, com mais de 10 milhões em caixa e manda um projeto de lei desse? Isso foi um tapa na cara. Antes de mandar um projeto pra cá, use o cérebro, por favor.

O outro projeto é mudar o nome de uma unidade de atendimento. Deveria usar denovo o cérebro. Em 2 meses de gestão mandou 2 projetos. Um pra penalizar servidor público em situação grave de saúde e outro pra mudar o nome de uma unidade de atendimento. Toma jeito Fernando Pellozo. Que vergonha. Que relevância têm isso na ordem do dia na administração pública? Parece que é uma criança que está fazendo projeto pra mandar pra essa casa e tem um bando de tolinhos aqui pra aprovar a idiotice que se manda de lá pra cá. Eu acho que deveria ocupar o tempo que está lá pra fazer projetos mais relevantes. Levar essa casa com mais seriedade”.

Dr. Leonardo Assunção (PL) disse que não irá compactuar e não vai votar em projeto para prejudicar o povo e o servidor público. “Fui fazer uma visita ao PSF do Boa Vista e foi barrado pela enfermeira chefe. O prédio está caindo na cabeça da população. É um odor de mofo. O vereador não pôde entrar pra fiscalizar. Ali sim deveria ser interditado para reformas. Fui barrado, mas após várias insistências consegui entrar. Então, senhor Fernando Pellozo, faça a reforma do PSF do Boa Vista. No ensejo quero deixar claro que o vereador Leonardo Assunção não vai votar qualquer projeto para prejudicar o servidor público, para envergonhar o povo. Essa administração é uma administração sem projeto. Unidades que precisam estar fechadas para reforma não estão. Pede essa secretária da saúde para andar nas unidades pra verificar quais unidades precisam ser fechadas para reforma ou não.”.

Vilmar Lima (PSDB) complementou que ambos os projetos não chegaram em boa hora ao Legislativo diante do que a cidade está precisando.

Sérgio Bravo Júnior (PL) se manifestou a favor do que for melhor para o município: "Quero reforçar meu compromisso com a população de Senador Canedo. Hoje chega um projeto contra a população. Uma servidora com uma doença grave que já marcou a data da cirurgia, eu não quero e jamais vou votar em um projeto que impedirá ou dificultará uma cirurgia de uma pessoa que precisa pra sobreviver. Jamais vou votar contra a população. Muitas pessoas fazem chacota da Câmara Municipal. Vamos acompanhar o trabalho de cada vereador. Acompanhe a rede social de cada vereador, que são compromissados com a população".


Celismar ressalta ao prefeito: "Tem secretários que começam a bater cabeça, empurra-empurra. Delega funções, prefeito! Cobra resultados. Tudo é confiança, se não existe confiança então troca o secretário. Não humilha o secretário. Vc tem que ter essa consideração com os seus comandados. São todos competentes. O problema é o prefeito, se ele erra de quem é a culpa? Toma a rédea da administração nas mãos. Dá autonomia, cobra resultados. Olhe o artigo 37 da constituição federal, os princípios básicos da administração pública. O senhor não é obrigado a seguir esses princípios, mas se não seguir sua administração estará fadada ao facasso.



Tiranossaurus Rex

BLOG DE ATUALIDADES

Social media influencer

  • AppIcons-01
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter ícone social
  • Google+ ícone social

© 2018 | todos os direitos reservados