“Plano Diretor trará mais desenvolvimento a Senador Canedo”, afirma dr. Reinaldo Alves

Votação de revisão entra em pauta como sugere Lei Nacional.

Nesta segunda, 30/12, foi realizada a primeira votação do Plano Diretor de Senador Canedo; a segunda e última votação será nesta terça-feira, 31/12.


Segundo a Lei Nacional, número 10.251/2011, ele tem de ser revisado pelo menos a cada dez anos. Este plano trará desenvolvimento para a cidade, pois dentro dele, são determinadas as novas diretrizes de construção civil, mobilidade, saneamento, infraestrutura, dentre outros.

Se aprovado, poderão ser construídos prédios de até dez andares na cidade, mas só nas zonas permitidas que seguirem toda a diretriz para que tenham a infraestrutura necessária, como rede de esgoto e abastecimento de água suficiente. A Câmara não tem o poder de alterar o Plano Diretor, só pode aprovar ou rejeitar, pois foi realizado pelo Poder Executivo, por empresa contratada, e também por meio de audiências públicas realizadas nas quatro regiões, com participação da comunidade.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador dr. Reinaldo Alves, barrar este projeto é impedir o desenvolvimento de Senador Canedo, pois ele irá trazer geração de empregos em diversos setores, como construção civil, serviços geral, dentre outros. Reinaldo reforça que a aprovação deste projeto irá aumentar a possibilidade de renda para os cidadãos canedenses.

“Nos processos seletivos realizados para ocupar estes tipos de cargos no poder público, nota se um alto nível de pessoas que se inscrevem então isto confirma que há uma grande procura por este tipo de trabalho, e este setor pode auxiliar todos esses que buscam prestar serviços no geral”, comenta.

Reinaldo cita que a aprovação deste projeto dará a Senador Canedo a chance de alavancar de vez o desenvolvimento, pois uma cidade deste porte já deveria poder ter prédios residenciais e empresariais, por sua posição estratégica na economia e logística.

O Plano Diretor não é uma lei, mas sim um projeto de cidade, um pacto sócio- territorial e um plano urbanístico que conta com os principais instrumentos de ordenamento territorial.


“Não temos motivo para rejeitar o Plano Diretor, porque todas as etapas foram cumpridas”, afirma Vilmar Lima


O vereador Vilmar Lima defendeu em plenário a aprovação do Plano Diretor durante a sessão desta segunda-feira, 30/12, afirmando que a Câmara está cumprindo com sua obrigação e que a elaboração do documento obedeceu todas as etapas.


Etapas amplamente divulgadas, de acordo com o parlamentar, pelos meios de comunicação e redes sociais, convocando a população a participar e expor suas propostas.

“Na verdade estamos reatualizando o Plano Diretor, o que é feito de dez em dez anos; discutimos em plenárias e com a população. O Plano foi elaborado por uma empresa contratada; sua elaboração foi acompanhada pelo Ministério Público e todos os segmentos da sociedade”, justificou.

Vilmar Lima ressalta que o município cresce e as necessidades vão aparecendo, o que é uma situação natural, por isso se faz necessária a atualização do Plano Diretor que permite o ordenamento da cidade. “A Câmara está cumprindo sua obrigação, e não tem competência para mexer, fazer emendas no Plano Diretor. Aprovamos ou rejeitamos, não temos motivo para rejeitar, porque todas as etapas foram cumpridas e está tecnicamente correto”, explicou.

Sobre questionamentos feitos por populares durante a sessão, afirmou que o Legislativo Municipal de Senador Canedo está à disposição para tirar qualquer dúvida e deixar as pessoas bem tranquilas em relação ao trabalho realizado.


“Foi feita toda uma convocação, e as pessoas que quiseram participar participaram, foram elaboradas as atas e registros dessas audiências. Tudo com transparência e participação popular, portanto, não estamos queimando etapas ou adiantando pauta do próximo ano”, finalizou.


“Não estamos liberando novos loteamentos”, esclarece Carpegiane Silvestre


O vice-presidente da Câmara de Senador Canedo, Carpegiane Silvestre, prestou esclarecimentos na sessão extraordinária desta segunda-feira, 30/12, sobre os fakes news espalhados na cidade quanto ao conteúdo do Plano Diretor. Ao fazer o uso da palavra, o vereador justificou que é a favor do crescimento e desenvolvimento ordenado do município e de que não procede a informação errônea que o Legislativo estivesse aprovando a abertura de novos loteamentos.

“Não consta isso no Plano Diretor, e desde a administração do ex-prefeito Vanderlan que a Câmara não tem mais essa prerrogativa, de aprovar a abertura de novos loteamentos. Aliás, essa é uma questão que tenho me posicionado contra desde o meu primeiro ano de mandato e continuo mantendo minha posição”, afirmou.

Carpegiane Silvestre ressaltou ainda não ser contra manifestações, ou questionamentos, mas que quem as fizer deve ter conhecimento do que está falando.


“O Plano Diretor veio preparar a cidade para receber novos empreendimentos”, diz Marcelita Manze


A vereadora Marcelita Manze, que liderou uma das reuniões do Plano Diretor em sua região, a Estância da Vargem Bonita, explica que essa legislação urbanística tem como função o planejamento da cidade nos próximos dez anos. Ela argumenta que a cidade precisa crescer, mas com planejamento, explicando que as audiências públicas aconteceram em todas as regiões.

“Em algumas regiões a participação da população foi maior; posso exemplificar aqui a Vargem Bonita, onde a maioria dos moradores participou, inclusive, no planejamento do Governo, existia uma situação que a população não aceitou, e foi revista no Plano Diretor. Daí a importância da participação das pessoas nessas reuniões”, ressaltou.

A parlamentar lamentou que todas as regiões deveriam ter participado mais, pois, quando o projeto vem para a Câmara é para ser aprovado ou rejeitado, não para ser discutido. “As discussões são feitas lá nas plenárias e audiências públicas, inclusive, tivemos audiência pública aqui na Câmara”, disse, defendendo a verticalização de Senador Canedo, pois o município deve caminhar para o desenvolvimento.


Tiranossaurus Rex

BLOG DE ATUALIDADES

Social media influencer

  • AppIcons-01
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter ícone social
  • Google+ ícone social

© 2018 | todos os direitos reservados