Câmara de Vereadores: Parlamento Jovem inova na política canedense.

Projeto de Autoria do presidente da Câmara tem grande engajamento de alunos da rede pública.

Durante o segundo semestre de 2019, o presidente da Câmara, vereador Dr. Reinaldo Alves, apresentou, e executou o projeto de Lei n° 2189/19, que institui o Projeto Parlamento Jovem. Este projeto visa incluir e estimular a participação de jovens estudantes na política, onde realizam capacitações para conhecer o poder legislativo, eleições de escolha de Jovens Vereadores, que são diplomados e realizam uma sessão igual à feita no parlamento da Câmara.


A primeira escola a sediar foi o Colégio Estadual João Carneiro Dos Santos, que fez a eleição de alunos que se candidataram a vereadores jovens. A primeira fase do Projeto Parlamento Jovem se deu por meio de palestras sobre o que é Democracia Representativa e o papel do Poder Legislativo para professores e estudantes, ministradas pelo presidente da Câmara e autor desta iniciativa, Dr. Reinaldo Alves.


O processo eleitoral contou com a participação de 36 candidatos, dos quais 12 mulheres e 22 homens, que disputaram 13 vagas, número de cadeiras na Câmara Municipal de Senador Canedo. Para a disputa foram criados três partidos, sendo eles: Partido Jatobá Forte (PJF), Partido Ipê Florido (PIF) e Partido Angico Nobre (PAN).

Diplomação

Os alunos vencedores das eleições do projeto Parlamento Jovem, realizadas no Colégio Estadual João Carneiro foram diplomados na Câmara Municipal de Senador Canedo no dia 20 de novembro, no plenário da Câmara. Nela tivemos a presença do presidente, Dr. Reinaldo Alves, e teve a presença de estudantes, professores, prefeito Divino Lemes e os vereadores Ronaldo da Feira, Marcelita Manze, Roberto Moreira (BETIM) e Luiz Mário Lisboa (Luiz da Saúde).


Dr. Reinaldo Alves afirma que esta solenidade é um marco histórico em Senador Canedo, que irá mudar a visão de cidadania entre os jovens estudantes.

O diretor do Colégio, professor Edimar Pereira cita que sentiu se lisonjeado em poder participar do projeto e reforça que todo o corpo docente da escola abraçou e fez acontecer. “Nossos professores se engajaram, procuraram entender o máximo possível sobre o Poder Legislativo para transmitir isso aos alunos, este fator aliado às palestras do presidente na escola elevou todo este momento”, comenta.


Os candidatos que não obtiveram vitória também foram diplomados, com certificado de suplente, e os professores, coordenadores e diretor premiados com certificado de Honra ao Mérito, pela dedicação em fazer o Parlamento Jovem acontecer.

Sessão com os Jovens Parlamentares

Foi realizada na noite do dia três (03) de dezembro, uma sessão plenária, ministrada pelos alunos do projeto Parlamento Jovem. Por conta do número de espectadores, ela foi feita no Espaço Fama, onde acomodou mais de 700 pessoas.


Ao todo, 36 alunos se candidataram para o posto de vereador jovem, e 13 foram eleitos, com direito a ter, inclusive, um presidente, 1° e 2° secretário, como sessões de rotina. O Aluno Zedequias Pinheiro foi escolhido o presidente, e com precisão, liderou a sessão parlamentar dos jovens vereadores.

Conhecendo o poder legislativo

Durante todo o processo, os alunos tiveram acesso ao conhecimento sobre as atribuições dos poderes na esfera pública, no dia cinco de dezembro, dois deles visitaram a Câmara dos Deputados, em Brasília, onde puderam conhecer mais do legislativo em âmbito nacional. Estiveram lá além do presidente Zedequias, também os vereadores Jovens Leonardo Alexandre, e o representante da Câmara municipal no conselho de juventude, Pedro Jordan, e a também conselheira da juventude Paulina Reis.

Avaliação pelos participantes

O aluno Zedequias Pinheiro avalia positivamente o projeto, que segundo ele, trouxe a oportunidade de conquistar novos conhecimentos e saber melhor as atribuições dos poderes. “Para mim foi uma experiência que levarei para toda a vida, essa experiência parlamentar em um projeto desse tamanho, gostei muito e aprendi bastante durante todo esse processo”, salienta.


Já a jovem vereadora Karita de Souza comenta que a principio, entrou no projeto para ganhar notas na avaliação escolar, porém, se apaixonou por todo o processo na medida em que ele evoluía. “Quando acompanhei a palestra do Dr. Reinaldo comecei a realmente me entusiasmar, e com isto, fui me dedicando mais, tive a felicidade de ser eleita e gostei muito de toda essa experiência”, reforça.

Tiranossaurus Rex

BLOG DE ATUALIDADES

Social media influencer

  • AppIcons-01
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter ícone social
  • Google+ ícone social

© 2018 | todos os direitos reservados