Ministério da Infraestrutura: Corredores Logísticos Estratégicos.

O Projeto Corredores Logísticos Estratégicos tem como objetivo apresentar uma visão panorâmica e diagnóstica do momento atual da infraestrutura de transportes voltada para o escoamento das principais cargas do país: Soja e Milho; Minério de Ferro; Veículos Automotores; Combustíveis; Açúcar; e Carnes . Além do transporte de carga, o estudo abordará também temas estratégicos relacionados ao transporte de passageiros, integração e defesa nacional, os quais o Governo também atua como promotor de infraestrutura.
Na metodologia estabelecida, além de reuniões específicas com as áreas envolvidas, são realizados workshops com o setor produtivo e órgãos públicos com o objetivo de discutir o projeto, obter a visão dos setores público e privado e validar os resultados identificados junto às partes interessadas, contribuindo para legitimar e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido.
Foram produzidos quatro estudos, que contemplam o diagnóstico e análise das rotas de escoamento do complexo de milho e soja, do complexo de minério de ferro, de veículos automotores e do complexo da cana-de-açúcar, respectivamente. O quinto volume está em desenvolvimento e analisa as principais rotas do transporte interestadual de passageiros.